O QUE FAZEMOS

Infelizmente os erros existem e geralmente são causados por imprudência e negligência. Desta forma a ABRAVEM atua para ajudar vítimas e familiares a enfrentar tal cenário com profissionalismo, dignidade e respeito.

 

Nosso trabalho de atendimento às vítimas, coleta de informações e apresentação de parecer técnico é realizado de forma gratuita e voluntária. Buscaremos os direitos da vítima de erro médico sem que, na maioria dos casos, esta tenha de arcar com custas processuais de qualquer natureza.

 

Considerando que a vítima de erro médico, na maior parte dos casos, não possui conhecimento técnico suficiente para apresentar e provar o erro, a ABRAVEM reuniu uma equipe multidisciplinar que, solidariamente a estas vítimas, utilizará todo seu conhecimento e ferramentas disponíveis para a obtenção da justiça.

Simplificando bastante, a ABRAVEM analisará o caso da vítima através de relato e documentação, chegando a uma conclusão que nos levará a duas possibilidades:

 

  • Não verificação de ocorrência do erro. Neste caso justificaremos detalhadamente à vítima nossa avaliação na tentativa de minimizar sua dor e revolta pelo mal resultado.

  • Na verificação de ocorrência do erro, surgem duas possibilidades:

 

  • Não havendo documentação suficiente para prová-lo e agir em termos processuais, resta-nos somente ofertar auxílio psicológico especializado.

  • Havendo documentação suficiente robusta para comprovar o erro e agir judicialmente com a possibilidade de sucesso, colocaremos à disposição da vítima nossos voluntários das áreas do direito e da medicina na busca de justa indenização.

 

A ABRAVEM age no âmbito dos Conselhos de Classe dos profissionais de saúde como forma de fazer provas para o processo civil. Eventualmente e quando cabíveis, movemos também ações penais.

 

Na maioria absoluta dos casos o erro médico certamente virá acompanhado de versões e interpretações, mas verificada sua ocorrência, é nosso dever prová-la.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.