QUEM SOMOS

No início dos anos 2000 profissionais liberais, principalmente juristas e médicos, identificaram a necessidade de auxiliar um grupo crescente e desassistido da população brasileira: as vítimas de erro médico.

 

Percebemos que o sofrimento imposto à vítima ou a sua família é, em muitos casos, responsável pela omissão, medo e descrença na busca de seus direitos. Mas a experiência nos mostrou que somente a justiça – em suas mais variadas esferas - é capaz de amenizar a dor dessas pessoas.

 

A partir de então, nós da ABRAVEM passamos a dedicar voluntariamente nosso tempo para lutar por um desfecho digno e justo para as vítimas de erro médico, pois somente assim elas serão capazes de se reerguer e compartilhar, através de suas experiências, perspectivas de justiça e solidariedade.

Somos profissionais liberais, principalmente juristas e médicos, que dedicam voluntariamente seu tempo para mostrar à sociedade – principalmente aos mais humildes - que o erro médico é algo mais comum do que se imagina e conscientizar vítimas e famílias sobre seus direitos.

A má prática médica é hoje uma triste e trágica realidade no Brasil. Estatísticas mostram nos últimos anos a multiplicação desenfreada das escolas de medicina, da formação deficiente de novos profissionais da área e do número de erros dos profissionais de saúde. O péssimo sistema de saúde público e as intermináveis jornadas de trabalho também potencializam estas ocorrências.

 

Diante deste quadro as vítimas não podem mais permanecer passivas e torna-se fundamental a apuração de responsabilidades de quem errou através do ingresso de medida judicial civil, ético disciplinar e criminal.

 

Nós da ABRAVEM sabemos que a luta pelos direitos das vítimas de erro médico é um desgastante e árduo trabalho, porém nossa consciência e os resultados já obtidos nos movem permanentemente na busca de justiça, principalmente para os mais humildes, pois são estes que em sua maioria ignoram seus direitos perante a justiça.

É importante destacar que a ABRAVEM não é uma entidade inimiga da classe médica. Muito pelo contrário. Nosso papel é mostrar à sociedade que o erro médico é algo mais comum do que se imagina e conscientizar vítimas e famílias sobre seus direitos.

 

Desejamos acima de tudo, que o profissional de saúde seja mais cauteloso, mais bem formado, mais diligente no trato de seu paciente.Todavia, acreditamos que a punição dos erros e mudanças nas esferas jurídicas, de ensino e política, podem melhorar a qualidade do atendimento a todos os cidadãos brasileiros.

 

A condenação de um profissional de saúde e o pagamento de indenização não são aspectos capazes de restabelecer a felicidade, minimizar a dor de uma perda ou trazer de volta um ente querido prematuramente perdido, porém certamente restabelece a dignidade e a sensação do dever cumprido.  É neste contexto que a ABRAVEM pode fazer a diferença.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.